novela-grafica
Novela Gráfica, xilogravura, 2021

Novela Gráfica: costura de palavras, rostos e ruas  objetiva a produção de cartazes e gravuras de grandes dimensões para compor um mural e será realizada a edição um livro de artista.

A gravura em relevo, incluindo a  xilogravura e  suas variantes está na base das técnicas que compõem a invenção das peças gráficas da Novela Gráfica, mas a gumprint e a monotipia desempenharão um papel que irá para além da transposição de imagens para as matrizes, pois serão também veículo para estampas autônomas, voltada para a explorações de seus recursos gráficos intrínsecos.

O ponto de partida da Novela Gráfica é o interior de acúmulos variados do ateliê com suas ferramentas, caixas, frascos, recipientes, prensas, vestimentas, brinquedos quebrados, “souvenires” etc. Da soleira do ateliê para rua, a exploração se debruçará sobre o entorno imediato do bairro do Butantã, tomará o rumo de Pinheiros, da região do Largo da Batata, saltando para centro de histórico de São Paulo. A linearidade não presidirá o desenvolvimento da novela, pois será pontuada o tempo todo pelo intercalar da extroversão do trânsito e do vagar pelas ruas de São Paulo que terá o seu contraponto no embate com a corporeidade da saturação de objetos e coisas que habitam o ateliê.

O projeto apresenta a série “Gravura em Pauta”com  4 encontros, os convidados são: Luiz Armando Bagolin, Cláudio Caropreso, Márcio Pannunzio e Renato De Cara. Os tópicos abordados gravitam em torno da gravura:  processos de formação e  criação, a relação dos artistas gravadores com a história da gravura e da arte em geral, a circulação da estampa  original no âmbito institucional  e  comercial (museu, galeria comercial, feiras de arte independente etc).

No mês de Junho será oferecido um ciclo de 4 aulas gratuitas centradas na exemplificação e demonstração dos procedimentos técnicos vinculados à xilogravura, monotipia, linoleogravura e procedimentos mistos. O intuito deste ciclo é propiciar as bases de uma instrumentalização técnica que habilite o interessado na experimentação autônoma dos procedimentos. A análise de estampas complementa  as demonstrações da prática, pois serve ao  levantamento de vocabulário e faturas gráficas através de  exemplos clássicos da gravura em relevo brasileira e internacional, pontua também  obras de artistas gravadores contemporâneos.

Confira a programação

10/04/2021 – Gravura na pauta – Encontro #1 – Prof. Dr. Luiz Armando Bagolin
24/04/2021 – Gravura na pauta – Encontro #2 – Claudio Caropreso
08/05/2021 – Gravura na pauta – Encontro #3 – Márcio Pannunzio
22/05/2021 – Gravura na pauta – Encontro #4 – Renato De Cara

Francisco Maringelli
Abril, 2021