Hin und Her / Aqui e Ali

Sobre o projeto

Este blog é parte integrante do projeto HIN UND HER: Ansichten in Transit  / AQUI E ALI: Visões em Trânsito, que busca revelar as relações entre as cidades por meio da visão de artistas de diferentes locais.

O projeto reúne artistas que se apropriam de temas e situações comuns aos locais onde vivem (geograficamente distantes, porém conectados pela rede virtual e marcados pelas instabilidades a que as identidades são submetidas na construção e vivência do espaço urbano contemporâneo) e tem como objetivo a materialização das influências que as cidades exercem nos artistas e vice-versa, assim com o quanto que o intercâmbio entre artistas pode se tornar material poético para a produção plástica e virtual.

Participam desta proposta artistas brasileiros e estrangeiros que têm na urbe um dos elementos mais constantes em suas criações, buscando estabelecer uma colaboração artística voltada à criação. Neste caso se privilegiará a troca entre as cidades de São Paulo, São José dos Campos (Brasil) e Berlim (Alemanha), cidades que de uma ou de outra maneira fazem parte da biografia dos artistas  –seja porque eles transitam entre as duas, moram e/ou moraram numa e noutra, ou por simples evocação e imaginação.

Além do blog, o projeto resultará em uma exposição, onde o  espaço expositivo será entendido como uma cartografia na qual se situem e conectem trabalhos artísticos. A ocupação não se restringirá às paredes, mas convidará o visitante a se movimentar em diferentes níveis espaciais. Farão parte da mostra obras que surgiram uma caminhada entre elas, projeções, instalações sonoras, além de desenhos, gravuras, pinturas, objetos etc.)

Serão oferecidas também oficinas integradas, com o intuito de compartilhar o conceito da exposição com o público em geral, principalmente com estudantes e outros artistas. Para isto serão realizados encontros com grupos de até 10 participantes que realizarão vivências envolvendo diversos processos artísticos acerca das cidades e do transito, tendo como ponto de partida a biografia pessoal dos envolvidos (lugar onde nasceram, onde moram, onde já moraram.).

O projeto tem início em janeiro de 2013 e término em agosto de 2013.

“Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2012”.

Posted by visoes

Uma resposta para Sobre o projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>